Os dados coletados sobre o sobrepeso e a obesidade na população brasileira pelo Ministério da Saúde demonstram uma tendência de crescimento entre as décadas de 70 e 90. Desde então, apesar da crescente conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios, esse cenário agravou-se ainda mais.
Dois aspectos centrais são apontados como responsáveis por este quadro: as mudanças no consumo alimentar, com aumento do fornecimento de energia pela dieta e a redução da atividade física, configurando o chamado "estilo de vida ocidental contemporâneo". E a Kosop Clínica Médica adverte: esse estilo de vida não faz bem à saúde.
Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Adequada e do Peso Saudável.
Com base no crescimento do sobrepeso e da obesidade no país, o Ministério da Saúde elaborou uma lista com os dez passos para o peso saudável. Essa é uma das iniciativas do Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Adequada e do Peso Saudável, que é readequada a cada 5 anos de acordo com a realidade que se apresenta.
Os objetivos do Plano Nacional de Alimentação e Nutrição são aumentar o nível de conhecimento da população sobre a importância de manter um peso saudável e levar uma vida ativa, modificando atitudes e práticas sobre alimentação e atividade física para prevenir a obesidade.
Confira, portanto, os 10 passos para o peso saudável:
Coma frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia.
Consuma feijão pelo menos quatro vezes por semana.
Evite alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras.
Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango.
Nunca pule refeições: faça três refeições e um lanche por dia. No lanche, escolher uma fruta.
Evite refrigerantes e salgadinhos de pacote.
Faça as refeições com calma e nunca na frente da televisão ou celular.
Aumente a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evite ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar.
Suba escadas ao invés de usar o elevador, caminhe sempre que possível e não passe longos períodos sentado assistindo à TV.
Acumule trinta minutos de atividade física todos os dias.
Os sete primeiros passos estão relacionados à nutrição e os três últimos ao incentivo a uma vida mais ativa. Os passos relativos à dieta seguem uma orientação geral de várias instituições internacionais, com adaptações locais, como por exemplo, no caso brasileiro, a recomendação da ingestão de feijão pelo menos quatro vezes por semana.
A Kosop Clínica Médica pode ajudar você a combater o sobrepeso e a obesidade. Marque sua consulta com as nutricionistas Dra. Marília Zaparolli e Dra. Maria Clara Peixoto Lopes:(41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.
Comments